O projeto foi repassado ao município em 2020 e o atendimento será iniciado ainda este mês

A CIL (Central de Interpretação de Libras) será reativada em Dourados. O anúncio foi feito pelo prefeito Alan Guedes em reunião com membros da Assimd (Associação de Surdos e Tradutores/Intérpretes Mãos Douradas). “Estou muito feliz e realizado de poder anunciar que a CIL retomará os atendimentos. Era um compromisso pessoal que fiz com a comunidade surda”, conta o gestor.

O projeto era do Governo do Estado com o Governo Federal e foi repassado ao município em 2020. A Secretaria de Educação e a de Assistência Social abraçaram a responsabilidade e, ainda neste mês, a central estará funcionando no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência - Dorcelina de Oliveira Folador.

O objetivo da CIL é garantir atendimento de qualidade aos surdos e às pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação. Entre os serviços prestados estão a marcação de consultas médicas, solicitação de emissão de documentos, cadastramentos nos programas sociais e consulta de benefícios.

Além de acompanhar a pessoa até o local em que ela precisa do atendimento, a central atende também por vídeochamada, para ajudar na comunicação. Segundo a Assimd, são cerca de 350 pessoas surdas em Dourados.

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Dourados reativa Central de Interpretação de Libras