No aniversário de 86 anos, Dourados terá mais dois CEIMs prontos para atender a comunidade

“Quando vencermos a pandemia, as famílias vão ter onde confiar seus filhos para poderem trabalhar e virar essa página”, disse Alan Guedes.


O prefeito Alan Guedes assumiu o compromisso de entregar mais dois Centros Educacionais Infantis Municipais (CEIM), do Jardim Vitória e Parque do Lago, até o dia 20 de dezembro, data do aniversário de Dourados. O anúncio aconteceu durante a entrega do CEIM Sebastiana Vieira de Soares, no Parque das Nações I.

“Vamos trabalhar para entregar mais dois CEIMs para a comunidade. Quando vencermos a pandemia, as famílias vão ter onde confiar seus filhos para poderem trabalhar e virar essa página. Temos uma filosofia na minha gestão que é: dinheiro público parado é prejuízo para o cidadão”, disse o prefeito Alan Guedes.

Alan também falou que Dourados recebe neste final de semana novos equipamentos para abertura de leitos de UTI no Hospital da Vida. “Amanhã (11) a tarde receberemos os equipamentos graças a uma parceria com o Governo do Estado, com o governador Reinaldo Azambuja e com o secretário Geraldo Resende. São leitos nossos, fruto de um trabalho importante para manter a cidade aberta, tudo funcionando. Temos nos esforçado para vacinar o mais rápido possível as pessoas, sabemos das dificuldades devido a falta da vacina, mas continuamos trabalhando que possamos vencer a pandemia”, acrescentou.

A secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, afirmou que a partir da próxima semana a unidade já estará funcionando. “Já fizemos a mudança de parte dos móveis, na segunda a unidade já vai ter coordenadora e dai em diante vamos ligar para os pais de 176 crianças que já estão cadastradas na rede e que moram na região e também nas proximidades”, explicou.

Durante entrega de CEIM, Alan Guedes assume o compromisso de entregar mais duas unidades até dezembro

Secretária de Educação durante sua fala. Foto: Thaise Dias


Além do CEIM, a Prefeitura de Dourados também entregou mais três ônibus escolares, adquirido com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) pelo programa “Caminhos da Escola”, que atende alunos PCD (Pessoas com Deficiência). A nova unidade inaugurada hoje amplia o número de CEIMs de 38 para 39 e facilita o acesso à educação na região. Foi investido R$ 1,4 milhão na construção do prédio.

Durante entrega de CEIM, Alan Guedes assume o compromisso de entregar mais duas unidades até dezembro
Veículos foram adquiridos com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) pelo programa “Caminhos da Escola”. Foto: Leandro Silva
 

Do abandono à entrega


As obras no CEIM passaram por duas empresas responsáveis. A primeira proposta de licitação foi aberta em dezembro de 2013, a ganhadora foi a empresa Decisão Construtora. Em fevereiro de 2014 a decisão foi homologada e em abril a primeira ordem de serviço.

Após 1 ano e 8 meses, em dezembro de 2015, a empresa rescindiu o contrato e abandonou a obra. Apenas em agosto de 2016 a segunda ganhadora da licitação teve contrato homologado e a primeira ordem de serviço foi dada em setembro do mesmo ano. A entrega da estrutura ocorre seis anos após a retomada da obra.

Projeto


O projeto segue o padrão desenvolvido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e conta com oito salas de aula, das quais quatro são voltadas para o berçário. A construção ainda contempla um laboratório de informática e uma sala de leitura. Apenas a estrutura do prédio possui 1.118 m².

As salas do berçário possuem banheiro individual e dois banheiros, divididos em feminino e masculino e outros dois para PDE (Portadores de Necessidades Especiais). Além dos blocos administrativos e de serviços gerais.

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Durante entrega de CEIM, Alan Guedes assume o compromisso de entregar mais duas unidades até dezembro