Por Mariana Rocha

8 de março de 2020

 

A Rede de Coordenadorias da Prefeitura Municipal de Dourados (REDECOOR), atrávés da Coordenadoria de Políticas Públicas para mulheres, iniciou pesquisa nas ruas e bairros de Dourados no início de março, o objetivo é levantar dados sobre violência contra mulher douradense e também quantificar a abrangência da rede de atendimento à mulher do município.

O questionário é rápido e muito fácil de ser respondido, os dados serão mantidos em sigilo e ao final do mês em que comemoramos as lutas históricas e conquistas femininas, a REDECOOR apresentará os resultados da pesquisa para a gestão municipal e para a população. Em poucos dias a REDECOOR já conseguiu detectar que muitas entrevistadas estão em situação de violência, dentro de suas casas.

A subnotificação é um reconhecido desafio no que diz respeito à violência contra mulheres. Pesquisas de vitimização, como esta, engendrada pela REDECOOR contribuem para preencher essa lacuna. Além disso, contribuem para produzir dados que, com frequência, não chegam nem ao sistema de saúde nem ao de segurança pública. Esse é o caso da violência psicológica, moral e de algumas formas de violência sexual, como o assédio.

De maneira geral, dados sobre violência contra mulheres são escassos, incompletos e desatualizados. Ainda que o sistema de saúde apresente dados mais confiáveis, sua atualização e disponibilização ao público em geral pode demorar até mais que um ano.

É importante frisar que não existe uma cultura nem uma sistematização padronizada de dados provenientes da assistência social no Brasil, mas iniciativas locais têm mudado este cenário. A assistência social possui dados relevantes para que seja possível melhor compreender a violência contra mulheres, assim como implantar políticas capazes de preveni-la.

Iniciativas voltadas para a prevenção, redução e eliminação da violência contra mulheres têm se tornado mais comuns, há na sociedade e nos meios de comunicação, uma preocupação maior com o tema. No entanto, pouco se sabe sobre a real eficiência delas, que aspectos relacionados à violência contra mulheres elas endereçam, sua duração ou mesmo o investimento para implementá-las.

EM TEMPO, APRESENTAÇÃO DA REDECOOR

A reorganização institucional das Coordenadorias da Prefeitura de Dourados, chamada de REDECOOR, foi apresentada na ultima sexta-feira (5), no auditório da Prefeitura. A reestruturação institucional dos segmentos Juventude, Mulher, LGBTQI+, indígenas e Imigrantes tem como objetivo, construir um plano de ação que tenha como foco gerar resultados positivos em prol da população, “Foi o primeiro encontro para nos reorganizarmos em rede, de forma que os segmentos possam dialogar uns com os outros e assim interligarmos e norteamos os trabalhos”, explicou Mariana Rocha, gestora da Coordenadoria da Mulher.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para REDECOOR realiza pesquisas pra levantamento de dados sobre violência contra mulher