Da redação

Nesta semana, o vereador Sergio Nogueira (PSDB) apresentou na Câmara de Dourados um projeto de lei que estabelece o Dia Municipal de Conscientização sobre a Epilepsia. O PL tem como foco abordar a importância do diagnóstico precoce da doença e, durante a semana em que estiver inserido o dia 26 de março, o município poderádesenvolver campanhas de visibilidade, conscientização e esclarecimentos sobre a epilepsia.

A epilepsia é uma doença neurológica que afeta aproximadamente três milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS. Sobre ela, persistem muitos mitos e informações erradas que contribuem para fazer crescer o preconceito e estigma em relação aos pacientes. “Existe um tabu envolto à essa doença. A pessoa que tem epilepsia geralmente sofre preconceito, sendo que, ao ser diagnosticada, as pessoas podem usar medicamentos e aliviar as crises, seja temporais ou permanentes, que são decorrentes”, afirma Sergio Nogueira.

Conforme o parlamentar, a conscientização favorece o diagnóstico precoce, bem como a identificação dos sinais, sintomas e maneiras de melhorar a qualidade de vida dos portadores. “É necessário que a sociedade seja conscientizada sobre a importância do diagnóstico, formas de tratamento, sintomas e consequências para os pacientes.Com esta campanha, queremos dar visibilidade a questão dessa doença que não tem uma cura definitiva, mas uma pessoa pode ficar muitos anos sem apresentar qualquer sintoma se seguir corretamente seu tratamento e, portanto, levar uma vida normal”, menciona

A epilepsia é uma enfermidade que leva a uma alteração cerebral e sua característica mais comum é o surgimento de convulsões que terminam rapidamente. “Precisamos levar para o debate e mobilização os profissionais da saúde, da educação, as instituições da sociedade civil organizada e outras, que possam ampliar a conscientização e esclarecimentos sobre a epilepsia, favorecendo o diagnóstico precoce, formas de tratamento e maneiras de melhorar a qualidade de vida dos portadores”, ressalta Sergio Nogueira.

Em todo o mundo, no dia 26 de março é realizada a campanha ‘The Purple Day’, com a utilização de laços na cor roxa em prédios públicos para auxiliar na divulgação e conscientização sobre o tema. Com o projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo e sancionado pelo Executivo, ficará instituído o 26 de março como o Dia Municipal de Conscientização sobre a Epilepsia e a importância do seu diagnóstico precoce, passando a ser incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Sergio Nogueira apresenta projeto de lei para conscientização e diagnóstico precoce da epilepsia